>

Seminário Parlamentar sobre Parlamento Moderno, Abertura à Sociedade Civil e Consciencialização da Igualdade de Género

03 - 04 de Maio de 2018

Image Contexto

As mulheres constituem 51% da população mundial, e no entanto, elas permanecem sub-representadas nas instituições que tomam as decisões essenciais que influenciam as suas vidas. De fato, em média, apenas uma em cada cinco parlamentares do mundo é mulher. Em Cabo Verde, 23,6% dos parlamentares são mulheres.

No entanto, a representação igual de mulheres e homens no processo de tomada de decisão política e pública é essencial para a legitimidade das democracias representativas. Por essa razão, é importante que os Estados prestem mais atenção a essa questão e discutam possíveis iniciativas a fim de aumentar a representação das mulheres nos cargos de decisão.

Conscientes da importância da força das mulheres na condução dos assuntos públicos, a Assembleia Nacional de Cabo Verde (ANCV), em parceria com a Assembleia Parlamentar da Francófona (APF), organiza um seminário sobre estes tópicos.

Além disso, um dos desafios dos Parlamentos modernos no Século XXI é também de se abrir à Sociedade civil. Além das funções clássicas essências de legislar e controlar, o Parlamento é de facto a voz do povo representado pelos parlamentares, e contribuir para a aproximação e eleitos com os eleitores.

Além disso, o trabalho do Parlamento é frequentemente de boa qualidade, mas a população nem sempre tem conhecimento ou consciência do que lá se faz. Convém por isso dar a conhecer melhor o trabalho dos parlamentares á sociedade civil, devendo igualmente se abrir mais às populações para que estas se sintam melhor representadas.

Assim, a Assembleia Nacional em parceria com as Redes de Mulheres Parlamentares da ANCV e da APF, propõe um debate aberto sobre o tema em epígrafe, conduzido por parlamentares mas também por especialistas em proteccção dos direitos das mulheres, que irão debater com os demais participantes.

Objetivo

1. Sensibilizar os parlamentares da importância da abertura do parlamento à sociedade civil;

2. Definir estratégias para aumentar a representatividade das mulheres na política;

3. Informar os parlamentares sobre os mecanismos pertinentes para agir em favor da igualdade de género no Parlamento;

4. Debater o papel das organizações da sociedade civil em colaboração com o Parlamento para a consciencialização da igualdade de género;

5.Sensibilizar os parlamentares para ações que permitam tornar mais conhecido o seu trabalho junto das populações.


Público Alvo
Este seminário destina-se não só aos parlamentares cabo-verdianos como também a toda a sociedade civil


Videos

Fotogaleria
Contatos
Assembleia Nacional * C.P.20/A * Achada Santo António * Praia * Cabo Verde
Email: ancv@parlamento.cv
Telef: +238 2608000 * Fax: +238 2622660
Redes Sociais

©2018 Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.