Página Inicial ›› Arquivo ›› Serviços


 Serviços

 Consulta e Pesquisa

As consultas e a requisição de documentos do Arquivo devem ser controladas a fim de garantir a sua integridade física, bem como a sua devolução. O regulamento geral de leitura no Arquivo define formalmente as regras e as condições de acesso aos documentos.

A requisição e a consulta de documentos devem ser efetuadas através do preenchimento de fichas nas quais devem constar, obrigatoriamente, a identificação do conjunto documental, a respetiva cota, o nome do utilizador, o número do Bilhete de Identidade e a data da consulta. As fichas permitem efetuar o controlo da documentação requisitada e/ou consultada no arquivo.

A consulta de documentos originais ou cópias apenas pode ser efetuada no Arquivo e o utilizador apenas tem acesso, de cada vez, a uma unidade de instalação (maço, caixa, pasta, etc.). A consulta de documentos de acesso restrito nos termos da legislação em vigor ou em risco de deterioração é reservada e está sujeita a autorização superior.


 Email e Telefone

Podem ser colocadas questões de caracter geral sobre o acervo documental do Arquivo Parlamentar ou de pesquisa documental via correio electrónico ou telefone. Para utilizar estes serviços, contactar:


 Reprodução de documentos

A reprodução de documentos consiste em facultar cópias dos documentos consultados aos utilizadores.

O serviço de reprodução de documentos está disponível a todos os que tenham acesso à consulta, no estrito respeito pela lei. A duplicação de documentos pode ser feita através de fotocópia ou digitalização.


 Instrumentos de Pesquisas

Documento secundário que referencia e/ou descreve as unidades arquivísticas, quantificando as respetivas unidades de instalação, tendo em vista o seu controlo e/ou acessibilidade. (Dicionário de terminologia arquivística)


 Fundos e Coleções


© 2018 Assembleia Nacional. Todos os Direitos Reservados.